• Kriyá

Saiba o que são alimentos funcionais e como incluí-los em sua alimentação



Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente a sua composição química, podendo desempenhar um papel benéfico na redução do risco de doenças crônico degenerativas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais contêm ingredientes que podem auxiliar, por exemplo, na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, na proteção das células contra os radicais livres e estão relacionadas ao papel metabólico ou fisiológico que um nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções do organismo.

Entre os alimentos funcionais estão: chás, frutas, folhas e legumes, alimentos ricos em fibra e/ou termogênicos, capazes de estimular o metabolismo e prevenir doenças.

Alguns alimentos funcionais: - Chá verde: contém antioxidantes, acelera o metabolismo contribuindo para a perda de peso, protege conta o Mal de Alzheimer e demência, além de beneficiar o sistema circulatório.

- Peixes:  possuem ômega 3, têm ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico, reduzem o nível de triglicerídeos e as placas de gordura nas veias e artérias, diminuindo assim os riscos de diversas doenças cardiovasculares.

- Maçã: possui uma substância chamada Tanino, que tem efeito antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão.

- Tomate, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia: são alimentos ricos em licopeno, substância que possui ação antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata.

Agora que você já sabe o que são alimentos funcionais e seus efeitos benéficos já pode inclui- los em sua alimentação e o melhor, eles são de fácil acesso.